O lead a serviço da sua imagem

A grande quantidade de informações à disposição dos veículos de imprensa faz com que, muitas vezes, notícias de determinados setores ou organizações sejam colocadas em segundo plano. Isso acontece porque muitas vezes as instituições desconhecem os caminhos e as técnicas para que um fato positivo se transforme em informação e, assim, seja divulgado pelos meios de comunicação.

Encontrar uma brecha para emplacar uma nota ou uma notícia de uma determinada corporação ou marca é o trabalho da Assessoria de Imprensa, que é um serviço especializado na aproximação da empresa ou da instituição com seus mais diversos públicos por meio de sua divulgação em jornal, rádio, internet e TV. Além disso, também cabe ao assessor de imprensa aproveitar de forma mais eficaz os próprios canais de comunicação do cliente.

De acordo com a definição do Manual de Assessoria de Comunicação da FENAJ, “AI é o serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral. Esses veículos são jornais diários, revistas semanais, revistas mensais, revistas especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias, sites, portais de notícias e emissoras de televisão”.

Dessa forma, a assessoria de imprensa age junto à mídia – escrita, falada ou televisionada –, identificando espaços e explorando-os jornalisticamente para a divulgação de opiniões e de fatos de interesse do assessorado. Assim, resumidamente, a Assessoria de Imprensa existe para garantir ao cliente a manutenção de uma imagem positiva perante a opinião pública. Além disso, o assessor também pode aprimorar o fluxo de informações entre o cliente e seus públicos mais específicos por meio da produção de conteúdo institucional para seus canais de comunicação e páginas sociais na internet.

Porém, para que esses resultados sejam obtidos de forma eficaz é necessária a elaboração e a aplicação correta de um plano de assessoria de imprensa, que deve ser estruturado e adaptado às especificidades da organização em questão. Para isso, algumas ferramentas e técnicas podem ser aliadas, tais como a identificação de público-alvo, a criação de mailing, a divulgação de releases, a elaboração de press kit e a realização de clipping.

Escrito por
Wilson Silvaston, Jornalista Conteudista