Água: você consome mais do que imagina

Sabia que consumimos água muito além do que percebemos em nosso dia a dia?

Já falamos sobre isso em um material produzido para a Ultragaz, mas, nesse Dia Mundial da Água, é sempre bom lembrar da importância de sermos conscientes no uso desse recurso natural.

Água invisível

Segundo dados da ONU, cada pessoa consome diariamente de 2 a 5 mil litros de “água invisível” contida nos alimentos. Para chegar a esses números, os pesquisadores analisam toda a cadeia de produção de um bem de consumo, com cálculos baseados em padrões que variam conforme os processos e a região de cada produtor.

Banho inteligente

Em um banho de 15 minutos podem ser gastos até 240 litros de água. Reduza esse tempo para cinco minutos e feche o registro na hora de passar o sabonete, o shampoo e o condicionador.

Coma com consciência

Para cada quilo de carne bovina, são gastos mais de 15 mil litros de água. Essa quantidade se refere à alimentação, limpeza do frigorífico e resfriamento do ambiente. Então só coloque no prato o que realmente vai consumir.

Lavando sem desperdício

Enquanto as louças são ensaboadas, a torneira também deve ficar fechada. Dessa forma, em 15 minutos, só serão gastos 20 litros de água, contra 240 litros com a torneira aberta.

Vista o básico

Na produção de apenas uma calça jeans, são utilizados praticamente 3 meses de consumo de água por uma pessoa em uma residência. Então, pratique o consumo consciente também na moda.

Vazamentos

Fique atento ainda às necessidades de manutenção da casa, como vazamentos e goteiras, que podem desperdiçar até 46 litros de água por dia. Em um ano, uma torneira pingando, gasta o equivalente a quase 17 caixas d’agua de 1000L.

Fonte: Akatu.org

Escrito por
Telma, diretora – Qualicom